Ressonância Magnética

A Ressonância Magnética é um exame de diagnóstico por imagem indolor e não-invasivo. A técnica permite a elaboração de imagens de órgãos internos e tecidos, seja em 2D ou 3D, em alta definição.

Este exame é adotado em pesquisa e análise de doenças neurológicas, cervicais, cardíacas e abdominais. Por meio dele, é possível diagnosticar diversas enfermidades, desde fraturas e tendinites até Esclerose Múltipla, Alzheimer, Acidente Vascular Cerebral (AVC), atrofias e tumores.

A Ressonância Magnética não possui radiação e seu contraste não costuma causar reações alérgicas. Mas, por se tratar de equipamento com recursos magnéticos, é fundamental que o paciente não entre na sala de exame com objetos de metal, como piercings, brincos, colares, calça com zíper, relógios e demais acessórios da mesma categoria. 

Para a realização do exame, a Angioneuro fornece vestimenta apropriada para que seus pacientes possam realizar o serviço com segurança, precisão e conforto.

A ressonância é contraindicada para indivíduos com implantes metálicos e/ou eletrônicos, como marca-passos cardíacos e cerebrais, clip de aneurisma, stents, pinos, parafusos e placas. A sua contraindicação também é aplicada a gestantes.

Como o exame é realizado

A captação de imagens por Ressonância Magnética varia de 15 minutos a 1 hora, a depender da área analisada. Despido de objetos metálicos e com a vestimenta e os protetores de ouvidos fornecidos pela Angioneuro, o paciente deverá deitar na maca, para que, em seguida, tenha a região do corpo investigada totalmente coberta pela bobina do equipamento. 

O aparelho de Ressonância Magnética conta com sistema de áudio apto para a comunicação entre paciente e profissional, durante a realização do exame. Dessa forma, caso sinta qualquer desconforto, o paciente poderá informar ao profissional que o acompanha.

Cuidados posteriores

Caso a Ressonância Magnética seja feita com uso de contraste intravenoso, ideal para realçar algumas estruturas e órgãos, o corpo clínico recomenda a ingestão de bastante água, após a realização do exame, uma vez que auxilia na eliminação da substância.

Já em situações nas quais há uso de sedativo, é recomendado repouso durante todo o dia, bem como é contraindicado dirigir e operar qualquer tipo de máquina.