Radiografia geral e com Doppler

Radiografia geral

A Radiografia consiste nos exames de Raio X, que mostram partes internas do organismo. O procedimento, não-invasivo, é um dos mais populares e auxilia na investigação de alterações no organismo, sejam fraturas ou doenças, projetando imagens por meio de radiação que transpassa órgãos e tecidos.

Muito conhecido para o diagnóstico de fraturas, assim como de doenças no aparelho gastroesofágico e nos pulmões, como pneumonia e derrame pleural, a radiografia também é útil para avaliação de doenças agudas no abdômen, inflamações, infecções e vias aéreas superiores.

Para garantir a qualidade das imagens, obtidas por radiação, recomenda-se que o paciente não utilize objetos metálicos, de plástico, vidro ou madeira na região investigada. E, por segurança, os pacientes, ao serem submetidos ao exame, devem vestir colete de chumbo fornecido pela Angioneuro, responsável por proteger o organismo dos raios.

Este exame é contraindicado para gestantes.

Como o exame é realizado

A Radiografia pode ser realizada em diversas partes do corpo. A depender da região analisada, o paciente deverá estar deitado na maca ou em pé.

Para realizar o exame, o paciente deve permanecer imóvel durante o procedimento. O serviço é rápido, indolor e seguro – sendo concluído em poucos minutos. Após o exame, o paciente é liberado normalmente, sem recomendação específica.

Radiografia com Doppler