12 de julho de 2023

Ressonância Magnética Fetal: o que é?

Entenda o exame de ressonância para avaliação do feto, por meio da Ressonância Magnética

 

Muitas pessoas ainda têm dúvidas se gestantes podem realizar o exame de Ressonância Magnética e a resposta é: SIM!

Isso mesmo. As gestantes podem realizar o exame, mas, para isso, adotamos duas indicações: o exame deve ser feito após o primeiro trimestre da gravidez e sem uso de contraste.

O exame não só pode ser feito por grávidas como existe uma modalidade própria para a avaliação fetal: a Ressonância Magnética do Feto. O procedimento atua como complemento à Ultrassonografia, com o objetivo de avaliar o desenvolvimento fetal, com mais precisão e maior resolução, em especial, diante de casos nos quais há suspeita de alterações morfológicas.

Vale destacar que o exame é seguro, não causa problemas no feto e, na Angioneuro, é realizado 24h, de domingo a domingo.

Para agendar seu exame, fale com nossa Central de Atendimento, aqui.

Sobre a Ressonância Magnética

A Ressonância Magnética é um exame de diagnóstico por imagem indolor e não-invasivo. A técnica permite a elaboração de imagens de órgãos internos e tecidos, seja em 2D ou 3D, em alta definição.

Este exame é adotado em pesquisa e análise de doenças neurológicas, cervicais, cardíacas e abdominais. Por meio dele, é possível diagnosticar diversas enfermidades, desde fraturas e tendinites até Esclerose Múltipla, Alzheimer, Acidente Vascular Cerebral (AVC), atrofias e tumores.

A Ressonância Magnética não possui radiação e seu contraste não costuma causar reações alérgicas. Mas, por se tratar de equipamento com recursos magnéticos, é fundamental que o paciente não entre na sala de exame com objetos de metal, como piercings, brincos, colares, calça com zíper, relógios e demais acessórios da mesma categoria.

Para a realização do exame, a Angioneuro fornece vestimenta apropriada para que seus pacientes possam realizar o serviço com segurança, precisão e conforto.

A ressonância é contraindicada para indivíduos com implantes metálicos e/ou eletrônicos, como marca-passos cardíacos e cerebrais, clip de aneurisma, stents, pinos, parafusos e placas. A sua contraindicação também é aplicada a gestantes.

Como o exame é realizado

A captação de imagens por Ressonância Magnética varia de 15 minutos a 1 hora, a depender da área analisada. Despido de objetos metálicos e com a vestimenta e os protetores de ouvidos fornecidos pela Angioneuro, o paciente deverá deitar na maca, para que, em seguida, tenha a região do corpo investigada totalmente coberta pela bobina do equipamento.

O aparelho de Ressonância Magnética conta com sistema de áudio apto para a comunicação entre paciente e profissional, durante a realização do exame. Dessa forma, caso sinta qualquer desconforto, o paciente poderá informar ao profissional que o acompanha.

Saiba mais sobre a RM Angioneuro.