9 de junho de 2023

Entenda a diferença: Enterotomografia x Enterorressonância

A médica radiologista Luana Barros explica a diferença entre os dois exames, fundamentais para o diagnóstico de doenças inflamatórias do intestino

Você enfrenta problemas com alguma doença inflamatória intestinal? Em caso de suspeita, os exames mais indicados para a investigação desses distúrbios intestinais são a Enterotomografia e a Enterorressonância.

Para falar sobre o assunto, convidamos nossa médica radiologista, Dra. Luana Barros, que descomplicou a diferença entre os dois e explicou como funciona o preparo deles.

Angioneuro – Qual é objetivo da Enterotomografia e da Enterorressonância?

Dra. Luana Barros – Esses dois exames têm como objetivo principal avaliar o intestino delgado, que é uma porção do intestino à qual a gente não tem acesso por endoscopia ou colonoscopia. Por isso, as “enteros” entram como alternativa para avaliação dessa porção do intestino, inacessível por via endoscópica.

Angioneuro – Há um preparo específico?

Para que os estudos sejam realizados da melhor forma, ao chegar na clínica, o paciente vai ingerir uma quantidade de contraste neutro – uma solução de água com Muvinlax -, que vai auxiliar a distender essa porção do intestino delgado. O preparo dos dois exames é muito semelhante. Em ambos, vai ser necessário o uso da solução neutra e o uso de contraste – na Tomografia, o contraste iodado endovenoso e, na Ressonância, o gadolínio endovenoso.

A diferença vai ser o método. Na Ressonância, utilizamos um equipamento que não tem radiação, mas é um exame mais demorado. Ao passo que, na Tomografia, o exame e a aquisição da imagem são mais rápidos. Porém, é utilizado um equipamento que tem radiação ionizante.

Angioneuro – Para quem é indicado o exame?

A principal indicação é para pacientes com doenças inflamatórias intestinais. Nesses pacientes, podemos ver: espessamento de parede de alça, hiper-realce mucoso, trajetos fistulosos, abcesso ou até complicação relacionada a esse abcesso. Então, são exames interessantes para nortear a conduta terapêutica e indicar se será necessário um procedimento cirúrgico ou não.

Na Angioneuro, a Enterotomografia e a Enterorressonância são realizadas de domingo a domingo, 24h, com profissionais especializados. Para agendar seu exame, entre em contato com a nossa Central Telefônica: 4009-1870 (ligação e whatsapp).