5 de fevereiro de 2023

7 mitos sobre a mamografia

Os mitos sobre a Mamografia ainda são muitos e, para esclarecer alguns equívocos sobre o tema, separamos alguns deles para vocês. Afinal, informação e saúde caminham lado a lado.

MITO 1: A ultrassonografia substitui a Mamografia

Os dois exames são diferentes e se complementam, mas não substituem um ao outro, sendo a Mamografia o único habilitado ao rastreamento do Câncer de Mama.

MITO 2: O Câncer de Mama pode ser causado por um trauma nos seios

O trauma pode causar hematoma e processo inflamatório, mas não causa câncer. Ele chama atenção para a área afetada  pode fazer com que a paciente descubra um nódulo que já estava lá.

MITO 3: Quem possui silicone não pode fazer Mamografia

Mulheres com ou sem silicone podem e devem fazer o exame, que é o único adotado para o rastreamento do Câncer de Mama.

MITO 4: Fazer Mamografia causa Câncer de Mama ou Tireoide

A radiação do exame é muito baixa, sem comprovação de incidência de câncer em decorrência de sua realização. Ao contrário, o benefício do exame é muito maior para a saúde da paciente.

MITO 5: Mulheres que estão amamentando não podem fazer Mamografia

Lactantes podem e devem fazer o exame. A única recomendação é que a paciente esvazie a mama, momentos antes da sua realização.

MITO 6: O autoexame substitui a Mamografia

O autoexame não substitui a Mamografia, mas, em algumas situações, traz um alerta para a paciente.

MITO 7: Mulheres não podem fazer a Mamografia durante a menstruação

A menstruação não interfere na realização do exame, mas recomenda-se fazê-lo em outro período só para maior conforto da paciente, já que é um momento de mais sensibilidade para as mulheres.

É importante lembrar que a Mamografia é o único exame habilitado ao rastreamento do Câncer de Mama. E mais: na Angioneuro, o exame é realizado de domingo a domingo, 24h, com a comodidade que a sua saúde merece.