17 de janeiro de 2023

Biópsia de Mama: CORE ou PAAF?

Apesar de muito se falar sobre o Câncer de Mama, ainda existem muitas dúvidas sobre um dos procedimentos fundamentais para o diagnóstico preciso: a biópsia, imprescindível para a identificação do tipo de neoplasia e para a escolha do tratamento adequado para a doença.

Na Angioneuro, são realizadas duas técnicas de biópsia, que garantem precisão e segurança à paciente, ambas guiadas pelo aparelho de Ultrassonografia: a Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) e a Biópsia Percutânea de Fragmento Mamário por Agulha Grossa (Core Biposy).

A Dra. Karoline Fonsênca, radiologista e chefe do Serviço de Mama da Angioneuro, explica que a diferença entre os dois procedimentos decorre do tipo de material a ser analisado. Isso porque, na Core, é feita a coleta pequenos fragmentos de nódulo, enquanto a PAAF consiste na famosa punção.

“A PAAF é realizada por meio de agulha simples, utilizada em outros procedimentos médicos, como coleta de sangue, para recolher conteúdos de cisto, abscesso e punção do linfonodo axilar. A Core, por sua vez, consiste na coleta de fragmentos do nódulo suspeito, já visualizado no exame de Ultrassonografia, de Mamografia ou, até mesmo, na Ressonância Magnética”, destaca a médica.

Análise laboratorial

Na Angioneuro, todo o material coletado – líquido ou por fragmento – é enviado para o laboratório. Assim, o paciente já recebe o resultado completo, com o diagnóstico.