4 de novembro de 2022

Novembro Azul: como a radiologia auxilia no diagnóstico do Câncer de Próstata?

Mais uma vez, a Angioneuro adere ao Novembro Azul, o mês de combate ao Câncer de Próstata, o tipo mais comum entre os homens e a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. De acordo com Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença.

Atualmente, a única forma de garantir a cura é o diagnóstico precoce, por meio do toque retal e do exame de Antígeno Prostático Específico (PSA), feito por meio da coleta de sangue. Neste caso, os check-ups de rotina tornam-se ainda mais importantes, visto que, em geral, quando os primeiros sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura.

Cerca de 20% dos pacientes com Câncer de Próstata são diagnosticados somente pela alteração perceptível no toque retal. Além disso, outros exames podem e devem ser solicitados, em caso de suspeita da doença, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom retal.

Exames de imagem: por que recorrer a eles?

Apesar de o toque retal e o PSA serem os métodos mais indicados para o diagnóstico do Câncer de Próstata, os exames de imagem podem ser grandes aliados para a identificação precoce e precisa da doença. “A radiologia é uma importante ferramenta que auxilia no diagnóstico precoce, por meio de ultrassonografias via abdominal e transretal, podendo guiar biópsias, e de ressonância multiparamétrica da próstata, que pode ajudar a identificar pequenos focos de lesões”, explica o Dr. Lucas Bomfim, médico radiologista do Serviço de Medicina Interna da Angioneuro.

De acordo com o radiologista, antes mesmo da realização da biópsia, recomenda-se a ressonância multiparamétrica. “O objetivo é confirmar a indicação do procedimento, bem como localizar as possíveis áreas suspeitas e, assim, melhorar a acurácia da biópsia”, ressalta Bomfim.

Na Angioneuro, são realizados os seguintes exames de próstata:

  • Ressonância Magnética 24h;
  • Ultrassonografia Abdominal e Transretal;
  • Biópsia.