23 de agosto de 2022

Biópsia Renal: análise histopatológica pode ser um diferencial?

Entre os mais novos serviços ofertados pela Angioneuro, está a Biópsia Renal, indicada para acompanhamento pré e pós-transplante, assim como investigação de doenças que afetam os rins, como insuficiência e falência renal, síndrome nefrótica, glomerulonefrite, nefrite lúpica, tumores e excesso de proteínas. Mas, a grande novidade é a possibilidade de realização de Análise Histopatológica diferenciada, com técnicas modernas que permitem uma análise ainda mais completa das estruturas investigadas.

Agora, na Angioneuro, a depender do tipo de investigação, o material coletado pode ser avaliado por meio de técnicas de Microscopia Óptica, Imunofluorescência e Imuno-histoquímica – tecnologias completas e inovadoras, ainda pouco acessíveis em Alagoas. “Isso significa que nossa biópsia, além de ser otimizada pelo uso de métodos de imagem, como a ultrassonografia, que tornam o exame mais seguro para o paciente, também contam com processamentos técnicos histopatológicos que permitem maior precisão no diagnóstico do material coletado”, destaca a biomédica Joana Morais, gerente-geral da clínica.

Como é feita a Biópsia Renal

Para realizar a biópsia, é necessário dispor de estrutura hospitalar – um dos principais diferenciais da Angioneuro no segmento de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, em Maceió. O procedimento, com duração média de 30 minutos, é realizado após aplicação de anestesia local, em adultos, e sedação, no caso de crianças.

Todo o procedimento é guiado com o auxílio do ultrassom, para garantir mais precisão e segurança na aplicação da agulha, responsável por aspirar parte do tecido renal para envio e análise em laboratório especializado. Recomenda-se, ainda, a coleta de duas amostras, para um resultado ainda mais assertivo.

Ao término, o paciente deve permanecer em observação, por cerca de 8h a 12h, para evitar complicações ou desconfortos.

Apesar de ser um procedimento seguro, a biópsia renal não é indicada para pacientes com rim único, atrofiado ou policístico. Também deve ser evitado por indivíduos com hipertensão não controlada, hemofilia ou outros problemas de coagulação, bem como sintomas de infecção urinária.