8 de julho de 2022

Endometriose: entenda o papel da Ressonância Magnética

Diagnóstico da cantora Anitta tornou-se um dos assuntos mais comentados do País e reforçou a importância do exame de imagem

 

Nas últimas horas, a cantora Anitta divulgou, em suas redes sociais, um histórico de nove anos de sofrimento com dores pélvicas de origem desconhecida, até a constatação do diagnóstico de Endometriose. No twitter, a artista relatou: “Nove anos dessa novela e eu já tentei de tudo que todos os tipos de médicos já falaram. Todas as dicas, conselhos, técnicas que os médicos deram ou do Google também já tentei. E nada”, salientou.

E um detalhe que chama a atenção foi a importância dos exames de imagem para a investigação do caso. Ainda nas redes sociais, a cantora explicou: “Nunca me pediram uma ressonância. Nenhuma. A doutora (enviada pelo meu anjo da guarda, só pode) fez, na mesma hora, uma ressonância em mim e estava lá. Endometriose”, detalhou a artista, que precisará passar por uma cirurgia para tratar a doença.

Mesmo sendo uma doença muito discutida na atualidade, ainda é comum casos como o de Anitta, cujo o diagnóstico tardio geram grandes transtornos na vida das pacientes. Aqui, explicamos anteriormente as principais características da Endometriose, distúrbio em que o tecido responsável pelo revestimento do útero cresce fora dele, acarretando sintomas como dores pélvicas no período menstrual, ao evacuar e/ou durantes relações sexuais; sangramento vaginal; e dificuldade para engravidar, por exemplo.

E por que só após a Ressonância Magnética foi possível estabelecer um diagnóstico preciso para a cantora?

A radiologista Karoline Fonsêca, diretora médica da Angioneura, explica que o exame é o mais indicado por apresentar alta sensibilidade para a detecção da doença. “A Endometriose pode acometer útero, ovários, bexiga, ureteres, intestino e parede abdominal. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental. Então, diante de sintomas como dor pélvica, dor nas relações sexuais, cólica, diarreia durante o período menstrual, constipação intestinal, sangue na urina, aumento na frequência e urgência para urinar, um médico ginecologista deve ser consultado. E, paralelamente, a investigação da doença deve ser incluída, visto que a Ressonância Magnética da pelve pode esclarecer várias dúvidas, inclusive diagnosticar os casos de Endometriose profunda”, destaca.