1 de outubro de 2021

5 fatos sobre o Câncer de Mama

No mês de combate e conscientização ao Câncer de Mama, a médica Dra. Karoline Fonsêca, radiologista e chefe do Serviço de Mama da Angioneuro, explica cinco curiosidades acerca desse que é o segundo tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o Brasil, atrás apenas do de pele não melanoma.

1. Campanha Outubro Rosa

Outubro Rosa é o movimento que simboliza a luta contra o Câncer de Mama e visa conscientizar sobre a importância e da prevenção e do diagnóstico precoce, além de proporcionar mais acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, o que contribui para a redução da mortalidade.

O movimento teve início em 1990, na Corrida pela Cura, em Nova Iorque (EUA), onde foram distribuídos laços na cor rosa entre os participantes. Desde então, o laço passou a ser o símbolo, a marca registrada dos eventos do mês de Outubro. No Brasil, a primeira ação ocorreu em 2002, em São Paulo, com a iluminação de prédios públicos.

2. Mortalidade

O Câncer de Mama é a principal causa de morte por câncer em mulheres, no Brasil, e a segunda causa, no mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), na mortalidade proporcional por câncer em mulheres, os óbitos pelo de mama ocupam o primeiro lugar no país, representando 16,1% do total – padrão que, segundo o órgão, é semelhante para as regiões brasileiras, com exceção do Norte, onde ocupam o segundo lugar, com 13,2%. Os maiores percentuais na mortalidade proporcional por câncer de mama foram os do Sudeste (16,9%) e Centro-Oeste (16,5%), seguidos pelo Nordeste (15,6%) e Sul (15,4%).

O Inca também apresentou, para 2021, as estimativas de 66.280 casos novos da doença. Diante disso, é essencial a conscientização da população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

3. Sinais de Alerta

Entre os sinais de alerta da doença, destacam-se:

  • Nódulo da mama;
  • Alterações da pele ou do mamilo;
  • Secreção do mamilo;
  • Nódulos nas axilas.

4. Pandemia e Câncer de Mama

O isolamento social determinado pela pandemia dificultou a continuidade do rastreamento e tratamento do câncer de mama, devido ao medo da população de contrair o novo coronavírus ao sair de casa. Porém, algumas situações não podem esperar.

Se você está em tratamento ou com seus exames de mama atrasados, procure atendimento médico e clínicas que estejam alinhadas com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), como a Angioneuro.

5. Rastreamento X Diagnóstico

A Mamografia pode ser classificada em de Rastreamento ou Diagnóstica. A Mamografia de Rastreamento é realizada em mulheres assintomáticas, periodicamente, para detectar lesões pré-cancerígenas ou o próprio Câncer de Mama em estágio inicial, potencialmente curável.

Já a Mamografia Diagnóstica é feita em mulheres e homens sintomáticos, para verificar um achado suspeito no exame clínico ou em outro exame de imagem.